+55 (21) 2505-9393
+55 (21) 99731-6528
contato@acpdbrasil.com

Adequação LGPD: conhecimento vs prática

Conformidade, Proteção e Privacidade de Dados

Embora o conhecimento seja poderoso e necessário, se passarmos o tempo todo acumulando modelos, cursos, certificados e livros, sem praticar, nunca chegaremos a lugar algum. É fundamental praticar e convergir para uma entrega. Caso contrário, você nunca terá a satisfatória sensação de “eu sei fazer” ou “estou confortável com isso.” A teoria precisa ser testada e validada na prática.

A data de entrega muitas vezes se transforma em um prazo urgente, e quando essa urgência chega, somos obrigados a eliminar opções, fazer escolhas e decidir o que é realmente aplicável à situação para garantir uma entrega assertiva.

A adequação de uma organização à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei n.º 13.709/2018, é um assunto multidisciplinar. Convidamos você a enxergar as disciplinas e pessoas envolvidas nesse processo como ilhas de conhecimento. Se você estiver liderando essa adequação, será sua tarefa construir pontes entre essas ilhas.

Você provavelmente conhece alguém que passou anos estudando um idioma, mas trava quando precisa se expressar nesse idioma, certo? Não desmerecendo a conquista de determinado diploma, isto geralmente exemplifica o conhecimento sem prática.

Os engenheiros, por exemplo, ampliam suas pesquisas, muitas vezes, via referências bibliográficas por meio de leituras inspecionais, superficiais, analíticas e sintópicas, pesquisando todas as inúmeras soluções possíveis para determinado problema, testando os limites deste problema ou mexendo com novas ferramentas. Em seguida, parte para uma convergência, a fim de garantir uma entrega, e tomam uma decisão sobre uma determinada abordagem específica, projetando os detalhes da implementação, e dando vida às entregas.

Existem muitos cargos relacionados à Privacidade e Proteção de Dados, tanto no Brasil quanto no mundo: Analista de Proteção de Dados, Especialista em Privacidade, Consultor em Privacidade e Proteção de Dados, Auditor de Proteção de Dados, Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais, Data Protection Officer (DPO), Chief Privacy Officer (CPO), Chief Data Protection Officer (CDPO), Chief Information Security Officer (CISO), Director of Privacy, entre outros. Em qualquer desses cargos, é crucial que sua ilha de conhecimento tenha pontes com outras ilhas. Caso contrário, sua visão unidimensional poderá comprometer a qualidade da sua entrega.

A quantidade de ilhas de conhecimento necessárias para uma adequação eficaz à LGPD é imensa! No entanto, é importante destacar que a responsabilidade por todo esse conhecimento não precisa recair exclusivamente sobre o Gerente do projeto ou o Encarregado pelo Tratamento de Dados. O crucial é que essas áreas de conhecimento estejam acessíveis dentro da equipe responsável pela adequação. Assim, a equipe pode consistir em um especialista que domina inúmeras matérias relacionadas à privacidade e à proteção de dados, ou seja, com diversas habilidades interpessoais, e demais colaboradores com conhecimentos mínimos que atendam aos requisitos, quanto de profissionais multidisciplinares capazes de cumprir os requisitos do projeto de conformidade.

Convidamos você a transcender a acumulação de conhecimento teórico e abraçar a prática como elemento fundamental para o sucesso. É essencial conectar os diversos domínios de conhecimento necessários para a conformidade com a LGPD. Ao agir dessa forma, não apenas você evitará o cenário de conhecer sem aplicar, mas também garantirá entregas assertivas e de qualidade. Portanto, mergulhe na prática, construa essas pontes e conduza sua empresa rumo à conformidade de maneira eficaz e multidisciplinar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá 👋
Como podemos te ajudar?