
No dia 1º de maio é celebrado o Dia Internacional do Trabalho, também chamado de Dia Internacional do Trabalhador. Por aqui, no Brasil, e em inúmeros países, este dia é um feriado nacional, dedicado a festas, homenagens, eventos de conscientização dos direitos dos trabalhadores, e muito mais.
Por que o dia 1º de maio?
Esta data e histórica, e no ano de 1886, trabalhadores de Chicago, EUA, forma às ruas para reivindicar condições de trabalho mais humanas, com destaque para a redução da jornada de trabalho. Por lá, na época, a jornada chega a incríveis treze (13) horas por dia. A mobilização de Chicago ecoou por todos os Estados Unidos, acarretando um imensa greve geral dos trabalhadores.
Outros países
A França adotou oficialmente as oito (8) oito horas de trabalho, e declarou 1º de maio como feriado nacional, em 23 de abril de 1919, através do seu Senado. O exemplo norte-americano e francês foi aderido por outros países ao redor do mundo.
O dia 1º de maio no Brasil
Em 26 de setembro de 1925, o presidente da época, Arthur Bernardes, aderiu a tendência internacional do Dia Internacional do Trabalhador, através do Decreto nº 4.859. Este Decreto determinou o dia 1º de maio como feriado nacional. Durante a presidência de Getúlio Vargas, a data foi utilizada para a criação de leis e benefícios trabalhistas, com destaque para:
- Criação do salário mínimo;
- Jornada de trabalho reduzida;
- Criação da CLT;
- Direito à carteira de trabalho;
- Recebimento de férias;
- Criação da Justiça do Trabalho;
- E muito mais.
Desejamos que todos tenham um feliz 1º de maio!
Toda profissão é grande quando exercida com honestidade e dedicação. Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite.
Infelizmente, os efeitos econômicos da segunda onda da pandemia estão ficando cada vez mais evidentes. Já que o número oficial de desempregados é de 14,4 milhões de pessoas. Esperamos que essa realidade mude em breve!
Gostou da matéria?
🚨 Não se esqueça de:
- 💬 Comentar
- 💾 Salvar
- 🔁 Compartilhar com os amigos
⠀